Abertura do Mercado Livre é tema em encontro nacional

O 10º Encontro Anual do Mercado Livre ocorreu entre o dia 22 e 24 de novembro, em Salvador. O evento abordou os assuntos mais atuais do setor como a venda de excedentes na GD, a implantação do preço horário e a abertura do Mercado Livre.

Dentre os diversos temas discutidos, um assunto que chama a atenção foi a abertura do ACL para os consumidores. Este tema foi levantado no primeiro dia de evento, 22 de novembro, e contou com autoridades no assunto como o Diretor-Geral da ANEEL, André Pepitone, que defendeu que essa abertura pode ser acelerada.

Já existe uma consulta do MME para a ANEEL sobre os impactos na redução do patamar do consumidor livre de 3 MW para 2 MW. Segundo Pepitone, a prerrogativa da abertura é exclusiva do poder concedente, sem a necessidade de se recorrer ao expediente da lei.

O presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, Reginaldo Medeiros, que também esteve presente no evento, lembrou que o ACL possibilitou a economia de R$ 83 bilhões nos custos de energia dos consumidores desde sua criação. Segundo ele, estabelecer a concorrência é a única solução para reduzir o preço da energia no Brasil.

O diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Eduardo Barata, acredita que o setor elétrico irá funcionar de forma análoga à telefonia, onde o consumidor pode escolher sua operadora, de acordo com planos, custos e qualidade.