Resposta à Demanda

“À medida que os mercados de sistemas de distribuição crescem, os recursos de Gerenciamento de Resposta de Demanda serão uma mercadoria valiosa para prédios e instituições.” New York Power Authority.

O Gerenciamento de Resposta à Demanda (DR) permite que os clientes diminuam o risco de falta de energia na área e, ao mesmo tempo, obtenham receita para economia de energia reduzindo a carga elétrica durante os períodos de estresse do sistema de rede. No processo, os clientes aprimoram seus controles de sistema e coletam dados valiosos sobre o uso de eletricidade em tempo real que permitem maximizar o impacto das reduções e das receitas resultantes.

No Brasil hoje temos o Programa Piloto de Resposta a Demanda, mas a princípio não segue os moldes do que já acontece nos Estados Unidos, onde o controle de Demanda é de interesse e responsabilidade das concessionárias que investem no programa e colhem como resultado a diminuição de investimentos em seu sistema de distribuição, além de promover consciência de consumo por parte de seus clientes e incentivos financeiros para os clientes que aderem ao programa.

O programa resposta a Demanda pode ser consultado no site da CCEE e os resultados norte americanos no site da U.S. Energy Information Administration.