Uma nova forma de project finance está surgindo no mercado na esteira da tecnologia de blockchain. Trata-se de uma espécie de criptomoeda lastreada em algo físico. Estamos falando de “security tokens”, uma nova tendência que está chegando ao mercado de criptomoedas que têm o potencial de revolucionar a forma como algumas empresas e projetos podem ser financiados.
Token, ou chave eletrônica, é um dispositivo gerador de senhas, geralmente sem conexão física com o computador. Já o security token é uma espécie de valor mobiliário, como ações ou debêntures, por exemplo, que podem ser emitidos em forma de criptomoedas para financiar um projeto de infraestrutura, como um empreendimento de geração de energia elétrica.
A tecnologia vai democratizar o acesso a investimentos que hoje as pessoas não têm acesso por não ter um grande volume de capital ou por não ser um investidor qualificado.
Países como Suíça e Singapura já regulamentam a utilização do security tokens. Lastreados em algo físico, tanto podem gerar dividendos para o comprador como ser negociados da mesma forma das criptomoedas. Suíça e Singapura são mercados que já regulamentaram. O Brasil está trabalho para isso. Provavelmente a CVM vai transformar a norma de crowdfunding para poder suportar esta tecnologia.
(Fonte: Canal Energia)