O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) concluiu a implantação do novo sistema que determina a programação de despacho das usinas geradoras do País. A princípio, o DESSEM em uso oficial pelo ONS, auxiliará nas ações de curto prazo, fornecendo a ONS informações a cada meia hora sobre Custo Marginal de Operação (CMO) do Sistema Interligado Nacional (SIN) .
A adoção permite ao ONS determinar a operação das usinas com o menor custo total para os consumidores. Segundo especialistas do setor elétrico, a sua adoção promoverá para os agentes ganhos com eficiência, melhor formação dos preços e transparência.
Posteriormente, na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o modelo determinará o preço horário de contabilização e liquidação do Mercado de Curto Prazo (MCP). A sua adoção segue os projetos de aprimoramento da operação do SIN e amodernização do marco regulatório do Setor Elétrico Brasileiro (SEB).
Dessa forma, o DESSEM desenvolvido pelo Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel), otimizará a operação diária do SIN, considerando suas características operativas.