Reajuste tarifário atinge distribuidoras em abril

No mês de abril, 9 distribuidoras sofreram reajustes tarifários. Elas possuiriam mesmo valor de tarifa, se comprassem energia ao mesmo preço, tivessem o mesmo valor de investimentos em ativos fixos por consumidor, a mesma proporção de subsídios cruzados na área de concessão, os mesmos custos operacionais, os mesmos níveis de perdas e inadimplência.

O quadro abaixo apresenta o resumo com as principais mudanças:

tabela reajuste tarifario

A conta de energia no âmbito do mercado cativo possui uma estrutura tarifária dividida em 3 categorias:

  • Custos gerenciáveis (Parcela B): São os custos operacionais da distribuidora (força de trabalho, compra de materiais, contratação de serviços de terceiros);

 

  • Custos não-gerenciáveis (Parcela A): São os custos que não estão sob a esfera de controle da administração da distribuidora. Como por exemplo, a compra de energia; pagamento dos serviços de transmissão; encargos;

 

  • Conta de variações da parcela A: Instituída pela Medida Provisória 2.227/01 e instituída pela Portaria Interministerial nº 25/02, registra a variação, entre os reajustes tarifários anuais, de parte dos itens de custo das distribuidoras, como a compra de energia elétrica da usina de Itaipu e alguns encargos tarifários do setor elétrico.

 

O que pode-se verificar em comum na revisão de todas as distribuidoras de energia, houve redução dos encargos setoriais do orçamento da CDE – USO e encargos de Serviço do Sistema – ESS e de Energia de Reserva – EER e os aumentos dos custos de Transmissão devido a indenização das transmissoras de energia proveniente do processo de renegociação das concessões pela MP 579 em todas as distribuidoras.

As distribuidoras do Nordeste tiveram reajustes médios positivos, enquanto as distribuidoras dos submercados Sudeste, Centro-Oeste e Sul tiveram reajustes negativos. Isso se deve pelo reajuste negativo dos componentes financeiros CVA e efeito da retirada dos financeiros anteriores.

A GRID Energia está sempre atenta as variações tarifárias do mercado cativo para sempre dar um melhor retorno aos seus clientes e parceiros.