Revisões tarifárias de energia em agosto

Energisa Paraíba tem reajuste médio de 14,55%, Elektro sobe 10,4%, Cemar sobe 12,88% e Celesc 7,85%. 

A quarta Revisão Tarifária Periódica da Energisa Paraíba (PB) vai trazer um reajuste médio de 14,55% para os seus consumidores. Na alta tensão, o aumento vai ficar em 16,38% nas contas dos clientes. Na baixa tensão, a nova tarifa vai ser 13,94% maior.

A revisão tarifária da Cemar (MA) vai trazer em efeito médio de 12,88%. Na alta tensão, o impacto será de 11,49%, enquanto na baixa tensão, ele fica em 13,21%.

A ANEEL estipulou em 10,4% o efeito médio do reajuste tarifário da Elektro (SP). O impacto para os consumidores da alta tensão vai ficar em 10,27%. Já para os consumidores que estão abrigados na baixa tensão, o reajuste será de 10,47%.

As tarifas da Celesc Distribuição (SC) terão aumento médio de 7,85%. Para os consumidores atendidos em alta tensão, as tarifas ficarão em média 7,77% mais caras, enquanto que, para os da baixa tensão, o aumento médio nas contas de luz será de 7,90%.

As novas tarifas começam a vigorar no final de agosto, mas o que há de comum entre estes aumentos de energia ?

Apesar da grande redução na parcela de encargos setoriais de energia verificados em todas as Distribuidoras, que variou de redução entre 13% e 22%, o aumento nos custos de transmissão, pela indenização das transmissoras, registrou aumento entre 130% e 180%. Esta variação impacta diretamente a parcela de demanda. Consumidores de energia da Energisa PB e CEMAR sofreram impactos ainda maiores, devido ao processo de reposicionamento tarifário das distribuidoras, que acontece a cada 4 anos.

A GRID Energia está sempre pronta para informar aos seus clientes, todas as informações do mercado de energia. Venha fazer uma consultoria conosco.