A salvação da energia incentivada

Muitos consumidores de energia especiais, aqueles que só podem comprar energia de fontes incentivadas no mercado livre, estão com sérios problemas para aquisição de energia no curto prazo. Os preços de energia para 2017 e 2018 estão contaminados pela escassez de oferta e pelos maus sinais do setor elétrico, especialmente pela fraca chuva apresentada no início deste ano e pela previsão de baixa histórica dos níveis dos reservatórios do Sistema Interligado Nacional – SIN.

A salvação para aliviar o setor no curto prazo, depende ainda de alguns estudos da Empresa de Pesquisa Energética – EPE para destravar o atual estoque de energia existente e descontratada no mercado cativo, fruto da sobre oferta de energia a qual as distribuidoras estão expostas. A estatal pretende fechar a questão sobre a promoção de um Leilão de energia existente e de reserva ainda neste primeiro semestre.

O agendamento de leilões vai depender primordialmente do que as concessionárias de distribuição irão declarar como sobras. Muitas já negociaram grande parte através do Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficit – MCSD, mas ainda há muita energia. Algumas distribuidoras então com 20% de sobrecontratação. Estima-se que 8 mil MWMédios estão represados, que poderiam ser escoadas para contratos no mercado livre, aliviando assim este ambiente de contratação.

A GRID Energia está sempre pronta para informar aos seus clientes, todas as informações do mercado de energia. Venha fazer uma consultoria conosco.