Há uma falsa concepção de que o reservatório do Cantareira é destinado a geração de energia. Como esse sistema é bem popular, há uma série de notícias nos veículos de comunicação apresentando o comportamento do seu reservatório.
Com essa sequência de notícias sobre o sistema do Cantareira, há uma associação de que não só o uso da água para consumo populacional mas como também a geração de energia elétrica faz parte desse sistema, o que não é verdade.
Olhando para o período de janeiro de 2017, no sistema do Cantareira, há um aumento na porcentagem no volume armazenado quando comparado com janeiro de 2016. Segundo a SABESP, o nível que era de aproximadamente 16% passou a ser de quase 60%.
Comparando agora os reservatórios destinados a geração de energia elétrica, pode-se observar uma redução no volume armazenado, ao contrário do reservatório do Cantareira que aumentou. A tabela abaixo mostra a comparação do nível dos reservatórios nos 4 submercados em janeiro de 2016 e em janeiro de 2017.
Comparação do nível dos reservatórios dos submercados
Fonte: ONS
O consumidor de energia deve estar atento ao nível dos reservatórios destinados a geração de energia, uma vez que eles influenciam diretamente no PLD. Uma errada associação como a do Cantareira com a geração de energia pode criar falsas expectativas aos consumidores.